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Arquitetos: OAOB architecture
- Área: 2200 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Alberto Amores
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Fabricantes: EQUITONE, Alucobond, Arcelor Mittal, Holcim, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Avenida de la Illustration, em frente a La Vaguada, este pavilhão multiesportivo passa despercebido, camuflado entre o asfalto e a vegetação de bananeiras que lançam sombras orgânicas em sua fachada. Um edifício simples mas completo, bem implementado. Localizada a sudoeste do terreno escolar existente, a proposta de Alejandro Cirugeda e Belén Valencia foi desenvolvida em torno de dois conceitos-chave:
- Maximizar a utilização dos espaços exteriores da escola, aproveitando a volumetria do pavilhão para reconfigurar e melhorar os acessos às instalações. O pavilhão cria um amplo playground e uma pista de corrida circunda o edifício. Sua localização estrutura os demais espaços externos e otimiza a circulação.
- Gerar um edifício conciso e eficiente, satisfazendo as necessidades orçamentais do imóvel, eliminando elementos dispensáveis, concentrando recursos estrategicamente para criar um edifício acolhedor e confortável, com identidade.
A solução de fachada e cobertura é um dos aspectos mais interessantes do projeto: um sistema modular industrializado, que consegue resolver os requisitos técnicos e estéticos, por dentro e por fora. A chapa da fachada principal e a base da cobertura são em chapa perfurada, que serve também como acabamento interior isolante acústico. Atrás das suas perfurações encontra-se o isolamento térmico que também funciona como solução acústica.
Estes painéis de chapa perfurada e ondulada funcionam estruturalmente na fachada, e são a base da folha exterior, uma pele geométrica de Equitone, branca e com diferentes relevos entre os quais se escondem figuras do Tangram, para que os alunos desenvolvam a sua imaginação. Nesta folha exterior também brincamos com diferentes texturas e reflexos nas partes inferiores, quebrando a grande escala do edifício, buscando gerar interesse e interação por parte dos pequenos usuários.
Da mesma forma, foram evitados elementos construtivos dispensáveis às instalações. Esta sinceridade construtiva, além de evitar aumentos desnecessários no orçamento, serve como meio para gerar uma arquitetura didática. A construção é vista, as instalações são lidas através de sua diferenciação cromática, e assim o funcionamento do pavilhão pode ser compreendido a partir do sentido de uso de cada elemento neste trabalho. Os revestimentos foram reservados aos espaços que os mais novos da escola irão utilizar, tornando-os espaços mais acolhedores e de escala adaptada.
Que melhor espaço do que um espaço de lazer e esportes num centro educativo, para que a arquitetura se explique. Sem luxos ou disfarces, um edifício sincero e explicativo, que otimiza espaço e recursos, sem abrir mão da qualidade arquitetônica ou do conforto.